quinta-feira, 29 de maio de 2008

Por que queremos o que não podemos ter?

Queremos tudo! A melhor roupa, o melhor emprego, o melhor carro, um relacionamento perfeito, aumento de salário, um corpo escultural... Estamos em uma sociedade que nos impulsiona a sermos os melhores em tudo o que fizermos, e quando não conseguimos o que queremos podemos acabar nos frustando... Na verdade o homem sofre justamente porque deseja, queremos sempre ir além e esse sentimento de expansão é tão grande que muitas vezes nem enxergamos quem está do nosso lado. Para as pessoas ambiciosas (e quem não é?), a vida é uma vitrine com tudo o que você quer... Você pode simplesmente ficar olhando, ou pode ir atrás dos seus objetivos!
Outro dia aconteceu de eu ter me preparado muito para uma entrevista de emprego, e fiquei tão confiante que passei a achar que estava tudo ganho... Saiu o resultado e descobri que não fui aprovado, fiquei muito triste, mas depois de um tempo consegui superar e agora sei que as coisas não são tão simples e que devo ir preparado também para a derrota na próxima vez, afinal por mais que eu queira crescer também existem outras pessoas que estão conquistando seu espaço e vão tentar de todas as formas serem maiores do que eu. Refletindo sobre essa tristeza percebi que o meu desejo em relação aquele emprego aumentou, justamente por eu não ter sido aceito naquele instante para ele.
Nos casos de relacionamentos eu acho um pouco mais complicado, será que o ser humano gosta de desprezo? Muitos acreditam que o desprezo em um relacionamento pode funcionar como uma espécie de tempero, pode se tornar um tipo de jogo em que as pessoas inexplicavelmente parecem gostar mais daquilo que não podem ter. Vai dizer que você nunca ficou esperando um telefonema? A sensação não é boa, mas acontece que queremos aquilo que é inatingível e uma pessoa que quase nunca te liga, te deixa na expectativa diferente daquela que sempre está ali para você. É claro que depois de um tempo você pode acabar pegando aversão a esta situação e o que era "charmoso" pode passar a ser totalmente desprezível, no entanto, sejamos honestos: Tudo aquilo que vem fácil demais a gente não dá tanto valor, porque queremos sempre ir além... Gostamos do desafio!
Quando trata-se de relacionamentos, eu acredito que a melhor posição para esta situação é a que podemos descrever com esta frase, "Não adianta corrermos atrás das borboletas. Temos que cuidar do nosso jardim para que elas venham até nós". Não to dizendo que é fácil, sei muito bem que o jardim do vizinho sempre parece ser melhor que o nosso, mas será que estamos realmente nos empenhando em cuidar do nosso jardim ou estamos simplesmente gastando tanta energia com o jardim dos outros que acabamos deixando o nosso de lado? Neste caso, temos que entender também que as coisas não dependem só de nós mesmos e existem várias condições adversas (graças a Deus, se não a vida seria um saco) que podem influenciar no resultado final de sua escalada, mas se frustrar realmente faz parte e é mentalmente saudável. Nós precisamos da frustração para evoluir!
Com base nesses argumentos cheguei a conclusão de que realmente queremos tudo aquilo que não podemos ter, como sugere o titulo deste texto... por mais que você consiga várias coisas, você sempre vai querer aquilo que não tem pois também existe uma questão de orgulho por trás disso. Como você pode ser o melhor de todos (como a sociedade pede) se tem uma coisa, por mais simples que ela seja , que você não pode ter?
Mas também acredito que nem tudo é só trevas (risos), esse desejo também tem um lado positivo que é esta vontade que nos impulsiona a sermos cada vez melhores! Só precisamos tomar cuidado para não ficarmos só resmungando do fracasso ou nos gabarmos demais dos ganhos, pois podemos nos tornar extremamente indesejáveis se ficarmos culpando sempre o outro por não termos o que queríamos ou nos achando o melhor em tudo o que fazemos... Encontrar o equilíbrio não é fácil, mas é seguindo essa diretriz que com certeza nos tornaremos cada vez melhores!

10 comentários:

Anônimo disse...

VEM CA..... o que vc quer tanto que nao pode ter ???????!!!!!!!

Anônimo disse...

Nossa Rapha, está cada ves melhor esses "bate papo" ...
É uma verdade incontestável, uma máxima diária. Por que raios só queremos aquilo que não podemos ter?! E quando chega o momento de tê-lo finalmente, já queremos outro algo que não podemos ter, pelo menos naquele momento? A vida é engraçada, parece uma máquina cíclica de desejos e emoções que não pára nunca, o clímax é sempre evidente mas nunca suficiente. Vivemos sempre na berlinda, não deixando que nossa vida atinja uma via nivelada, reta, sossegada, cotidiana, rotineira. Qual a graça nisso? A graça talvez esteja em saber enxergar a própria vida nessas situações niveladas, retas, sossegadas, cotidianas e rotineiras, porque na verdade quem sempre espera por algo novo e diferente está sempre esperando que algo traga vida, nem se dando conta de que ela já está aí pra ser vivida. Estou sendo clara? Também não sei, porque sou uma dessas que também estão sempre esperando pela vida, não sabendo nunca vivê-la como queria. Atualmente, também quero várias coisas que não posso ter, mas e daí? (x-9) Viver castigada como Prometeu ou escolher outro caminho? Para quem não sabe, Prometeu foi castigado por Zeus e tinha seu fígado devorado todos os dias por uma águia, mas durante a noite seu fígado se regenerava e assim, seu castigo era eterno. Tal como o desejo pelo impossível.

Beijos e até a próxima.

Paula disse...

o impossível sempre é o mais divertido, dá ansiedade, acaba com nossas energias, faz com que tudo vire um marasmo dramático!!!
(tá, essa sou eu. uma verdadeira comédia transvestida de novela mexicana hahaha)
desafios são o que nos deixa querendo ir em frente, a coisa fica meio sem graça...as metas começam a aumentar...e assim é que o mundo gira...
mas não entendo esses amores por desprezos.
raios, é inconsciente, só pode ser hahahah
=*

Daniel disse...

Eu queria tanto ter super-poderes.. :(

Beto disse...

hmm particularmente, concordo muito com o fim do seu post.

Acho que todos seres humanos,não ficamos parados, não aceitamos e não nos conformamos com poucas coisas.

Sempre queremos mais e é isso que nos faz evoluir na grande maioria das vezes.

caio arroyo disse...

Parabens, o primeiro texto já foi otimo esse entao nem se fala, concordo plenamente, eu dria que 100% das pessoas querem mais do que tem. Sempre em busca de algo mais, o que pode ser algo excelente, mas tambem pode ser algo ruim, porque nao enxerga e nao da valor para o que tem.
UMa questao importante e pouco discutida

HenriqueM disse...

Eu sou uma pessoa conformada. Nunca fui acostumado a ter as coisas que eu queria, e hoje em dia, antes de desejar algo, eu procuro entender se há mais possibilidade de eu conseguir do que o contrário isso.

Em relacionamentos, eu nunca tive nenhum.
Eu sou seletivo demais, e depois de certo tempo enjôo da maioria das pessoas - meus amigos dizem que eu vou morrer sozinho. :P

Mas o ser humano é assim mesmo. Precisa buscar em realidades alheias um pretexto para tentar certos objetivos na sua própria.

Henrique Monteiro

Meia Lua disse...

Quando vai sair seu livro de auto-ajuda???Eu vou comprar!!!Hehehehehe

josé francisco disse...

Eu gostei bastante do seu texto,Parabéns!

Paulini disse...

Isso e muito complicado.
Lutamos pra conseguir e quando conseguimos não queremos mais.
Eu sou assim,
mas quero mudar isso,
como você disse
e melhor eu regar o meu jardim, vai que a do meu vizinho só tem aparência.
Ai quando eu for cuidar da minha já morreu tudo planta, horta, borboleta em sem me esquecer da lagarta. Obrigada!